quarta-feira, julho 07, 2010

A Questão Econômica

Leo Mattos*

O Integralismo acredita na livre concorrência das empresas. Na participação efetiva dos trabalhadores nos lucros da economia.

O Integralismo é contra o capital não usado diretamente na produção nacional, seja industrial ou agrícola pois acredita que Capital e Trabalho sejam a mesma coisa. Capital é condensação do Trabalho.

A diferença crucial do Integralismo, que o credencia a combater tanto o Capitalismo como o Comunismo é o fato de que o Integralismo rompe com o Materialismo Histórico.

Ambos, capitalismo e comunismo são cabeças do mesmo monstro e devem ser combatidos.

Para o Materialismo, trabalho é um meio de troca, transformando o trabalhador em uma maquina, escrava dos "compradores de trabalho". Para nós o trabalho é: 1º Expressão da Liberdade; 2º da capacidade criadora; 3º meio pelo qual o Homem visa o bem temporal objetivando o dom sobrenatural.

O Integralismo acredita que, como toda atividade humana, a economia, as relações econômicas e trabalhistas devam seguir regras claras, impostas pela sociedade, através do poder Estatal.

O Mercado, para o Integralismo, não é um "Deus", que se auto regula como acreditam os liberais. O Mercado segue as leis naturais. Se deixado livre privilegia automaticamente os fortes economicamente pois as leis naturais não tem compromisso com a justiça social.

Essa questão realmente é muito complicada, demorei muito tempo e li muitos livros sobre integralismo para ter uma idéia clara. É pauta até para palestras nos núcleos do Brasil, é realmente uma excelente questão, que deve ser respondida.

Acredito porém que os princípios básicos são estes:

- Combate ao LIVRE mercado pois o mercado não se regula sozinho de forma justa.

- Combate ao capital que não é empregado na produção.

- O "Padrão Trabalho": Trabalho acumulado (Capital); Trabalho em ação criadora (Mão de Obra); Trabalho em potencial ação criadora (Desempregados).

- O Trabalho é a manifestação básica do ser humano desde os primórdios. Até mesmo o Estado existe em razão do trabalho.

ANAUÊ!

Bibliografia:
Minhas considerações são baseadas na leitura das seguintes publicações Integralistas:

- Madrugada do Espirito, Obras Completas, Vol 7, pág. 437.

- Direitos e Deveres do Homem, Obras Completas, Vol 5, pág. 276
---
* Σ – São Paulo (SP).

Nenhum comentário: