sábado, maio 29, 2010

Esclarecimento aos Novatos


Thiago Silva*

Devido a grande quantidade de distorções que vem sendo divulgadas desde o fechamento da Ação Integralista Brasileira em 1937, sinto-me na obrigação de esclarecer princípios básicos sobre o Integralismo de Plínio Salgado para pessoas que tiveram pouco contato com o assunto, e buscam uma iniciação clara e objetiva sobre o tema.

Nos parágrafos a seguir tomei como fonte Obras Integralistas bem básicas, desde Plínio Salgado passando por outros autores, mas focando principalmente nas obras de Plínio.

O Integralismo antes de ser um partido ou uma associação, é uma Doutrina Política, baseada numa Concepção Filosófica do Universo e do Homem. No caso, a Concepção Integral, isso quer dizer: Uma concepção total que considera os mais diversos aspectos da existência, por exemplo, o espiritual e o material, opondo-se ao unilateralismo do materialismo, que só admite a matéria como princípio e fim da existência.

O Integralismo coloca o Homem  e os Grupos Naturais humanos como base de toda a Ordem Social e Política, sendo, o mesmo, base para a solução dos mais diversos problemas existentes desses aspectos humanos. Para tal feito ser concretizado, necessita o Homem de uma Revolução Interior, Espiritual, para que seja capaz de lidar com essas situações.

O Integralismo coloca a Família como base da Nação e da Sociedade, pois, sem o Grupo Natural conhecido como Família, não existe base para uma Nação.

O Integralismo busca construir a Nação e o Estado a partir da Doutrina, colocando o Homem e a Família como sua base e o Estado como um meio, não como um princípio como fez o fascismo.

O Integralismo desde sua fundação se opõe racismo, portanto, não poderia ser um nazismo e nem simpático ao mesmo. Isso pode ser comprovado em diversos Documentos Integralistas, como por exemplo, o Manifesto de Outubro de 1932. Essa posição seria reafirmada na Carta de Natal e Fim de Ano, um artigo que foi publicado no jornal “A Offensiva” em 25 de Dezembro de 1935.

Esses são alguns dos princípios básicos que defende o Integralismo, portanto, não se deve de forma alguma, limitar-se a este texto, que não é nada mais do que uma pequena introdução, para se ter uma noção bem básica do Integralismo. O melhor a se fazer é não deixar de pesquisar, aperfeiçoar-se constantemente em busca do conhecimento.

* Σ – Estudante – São Paulo (SP).

Nenhum comentário: