sexta-feira, fevereiro 29, 2008

A Imagem do Integralismo

A Imagem do Integralismo.
P. Akira*
Depois da década de 30, toda a mídia e os responsáveis por escrever a história oficial do país usaram as "semelhanças" entre o Integralismo e fascismo italiano para denegrir o primeiro, de forma que o estudante médio hoje em dia tem uma imagem deturpada do mesmo. Ainda assim, várias décadas depois, ainda existem na sociedade grupos seletos de indivíduos capazes ver além do que revelam os livros de história. Além disso: dentro destes grupos seletos, há aqueles que optaram defender os ideais que os "donos do mundo" tentaram sufocar.
Objetivando reerguer o Integralismo, devemos nos preocupar com sua imagem. Para nós que já o conhecemos talvez isso não seja importante, até porque já temos uma ótima imagem dele. Entretanto, se queremos alcançar mais e mais pessoas, temos sim que nos preocupar com a imagem, e o motivo disso é claro: a mídia está atenta a tudo que pode representar uma ameaça ao "status quo". Devemos pensar nas conseqüências de nossos atos, não só para nós mesmos, mas também para aquilo que representamos.
Queremos reconstruir a imagem do Integralismo, logo, devemos agir dentro das regras do jogo deles, sem nunca deixar de lado a coerência e a correção de atitude (pode ser difícil, mas não é impossível). Vale à pena o esforço.
* Σ – Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: