sábado, junho 05, 2010

Código de Ética para os Historiadores

Explicação Necessária:
Companheiros.
Em 2009, diante da provisória suspensão da circulação do Jornal “4ª Geração” e da Revista “Sei que vou por aqui (editada pelo Companheiro Gumercindo Rocha Dórea), por falta de recursos, o então Secretário de Propaganda do NIERJ – hoje, Presidente -, o Companheiro Guilherme Jorge Figueira, sentiu a necessidade de um periódico, mesmo modesto, que mantivesse o contato entre os Integralistas, veiculando matérias doutrinárias, históricas e informativas sobre o nosso Movimento. Assim, surgiu o “Bandeira do Sigma”, que de Boletim de âmbito estadual (Rio de Janeiro), tornou-se um periódico de circulação nacional, preenchendo uma lacuna em nossos meios de comunicação. Os que desejarem receber gratuitamente o Boletim, deverão escrever para contato@integralismorio.org, informando nome e endereço completos. Os que desejarem formar coleção, poderão adquirir os números atrasados pelo Portal Tenda Verde, http://www.tendaverde.net
Já tivemos a honra de reproduzir alguns Artigos do Bandeira do Sigma e o faremos novamente a seguir, publicando matérias extraídas do Nº 10. A primeira é o Editorial, de autoria do já citado Companheiro Guilherme Figueira, que tomamos a liberdade de renomear para “Código de Ética para os Historiadores”, e a outra, uma nota sobre um Encontro de “Historiadores”. Estes dois Textos exemplificam muito bem o sentimento dos Camisas Verdes em relação à máfia que controla os ambientes acadêmicos da História. Leiam e opinem.
Anauê!

Código de Ética para os Historiadores
Jorge Figueira*
Aprovada na Câmara dos Deputados e encaminhada para o Senado Federal a regulamentação da profissão dos Historiadores. O Projeto, apadrinhado pelo Sen. Paulo Paim (PT-RS), vem em boa hora para colocar ordem numa profissão onde as publicações de inverdades acompanhadas de militâncias esquerdistas prevalecem. A histórica Acção Integralista Brasileira é uma das inúmeras instituições que sofrem com essas publicações acadêmicas, financiadas em sua maioria com dinheiro público.

Uma das formas de se evitar tal “farra do boi” seria a criação de um Código de Ética. Este Código teria como finalidade, não censurar as publicações, e, sim, traçar uma linha de conduta adequada visando interesses coletivos e o bem da sociedade.

Os Historiadores nada mais são do que construtores do passado, por isso seu trabalho tem impacto imediato na vida de nossa sociedade. No momento em que um pesquisador, através de suas paixões ideológicas, publica artigos e livros difamatórios, está construindo uma inverdade que irá influenciar na vida de todos nós.

Um exemplo desta situação é o IV Encontro dos Pesquisadores do Integralismo, que está ocorrendo neste mês, na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG -, onde já o cartaz de divulgação do evento faz uma associação bizarra com movimentos totalitários europeus. Dessa forma, sem nem irmos ao evento, já podemos imaginar o que se pode esperar de tal encontro. Qual o objetivo desta associação? Por que desinformar ao invés de informar? Estas são perguntas que há mais de 70 anos os Integralistas se fazem. A falta de material para pesquisa não é desculpa para tal associação, ao contrário, atualmente, diversos Arquivos Públicos Estaduais disponibilizam seu acervo, como também portais na Internet. Se o pesquisador fizer uma análise superficial apenas, já irá visualizar a diferença entre a Doutrina do Sigma e os movimentos totalitários europeus, como o nazismo e o fascismo.

Por fim, para os interessados em pesquisar os últimos três encontros dos pesquisadores, seus trabalhos estão disponíveis na Internet, porém, antes de ler tais trabalhos, aconselho a preparar o estômago para tantas calúnias.

“Historiadores” se reúnem no IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo
Entre dias 10 e 13 de Maio de 2010, foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, mais um encontro dos supostos “pesquisadores” do Integralismo. O encontro chama a atenção pelos temas abordados, em especial o “Sigma na Atualidade”, cuja palestrante encarregada é uma senhora já conhecida dos Integralistas pelos seus trabalhos difamatórios a respeito da Doutrina do Sigma, estamos nos referindo à marxista Sra. Márcia Carneiro. Informamos aos leitores que, em nenhum momento a Frente Integralista Brasileira foi oficialmente convidada a participar do evento, sendo assim, os Companheiros podem imaginar as injúrias que foram proferidas contra nós neste encontro unilateral.
(Textos transcritos de “Bandeira do Sigma”, Ano I, Nº 10, Maio de 2010, páginas 1 e 4)

* Σ – Publicitário – Rio de Janeiro(RJ). Presidente dos Núcleos Integralistas do Estado do Rio de Janeiro – NIERJ.

2 comentários:

Antonio dos Santos disse...

é no minimo engraçado, como uma palestra sobre a atualidade do Sigma ser proferida por um marxista e não por um integrante da FIB?!..sem comentarios e sem nenhum credito tal encontro!

Construindo História Hoje disse...

É a mais pura verdade, pois ocorre todos os dias em nossas salas de aula onde nos ensinam somente aquilo que uma elite de historiadores dominantes escolhe para ser passado aos futuros professores.
Um desses historiadores é o Gilberto Contrim; Professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo, e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), é mestre em Educação e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É o melhor exemplo que boa instrução pode ser usada para prejudicar os proprios futuros historiadores. Todos seus livros de história voltados para ensino fundamental e médio estão absurdamente cheios de erros e manipulação dos fatos historicos.
De uma olhada em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u478961.shtml

http://www.sobenh.org.br/artigos.htm

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/pedagogia/o-bando-de-maome-e-outros-equivocos/

Nesse próximo link até a propria associação nacional de professores de História aponta os erros desse dito historiador:

http://www.anphlac.org/periodicos/anais/encontro8/paulo_koling.pdf

Valeu,
Anauê

Leandro Chh