quarta-feira, junho 24, 2015

Frente Unica Espiritual (1934)

O Integralismo é a Frente Única da Fé e da aspiração contra a descrença, a negação e a anarchia.

Elle invoca para a luta sem tréguas todos os homens de boa vontade, que acreditam em Deus e de sua crença fazem o fundamento da ordem social.

Somma de esforços, de tendências, de espiritualismo, não póde marcar limites ao credo dos que ingressam nas suas fileiras.

Ter isso, affirma Deus com liberdade de consciência religiosa.

Está, assim, de acordo com Sua Santidade o Papa, quando propugna a reunião, a aliança, a liga de todos os crentes contra o materialismo avassalador, contra o capitalismo escravisante e contra o comunismo atheista.

Transcrevemos fielmente, para que catholicos leiam e meditem, o trecho da Encyclica de Sua Santidade Pio XI referente á necessidade dessa frente única dos que crêem, amam e esperam, dos que têm o coração voltado para Deus e O adoram seja qual for o rito.

Quando nessa formosa e magnifica Encyclica, o sucessor de S. Pedro se refere aos que primeiro devem formar as legiões de combate ao Mal proteiforme que domina a sociedade moderna, diz textualmente christãos.

Sua Santidade, expressamente não escreveu a palavra catholicos, porque quiz referir-se a todos quantos se gloriam da descendencia christã: protestantes de qualquer matiz, scismaticos, orientaes e coptas.

Depois, pediu a colaboração leal também de todos os que crêem em Deus e o Adoran, isto é, de quem quer que tenha os olhos de sua alma postos na Grande Esperança do Infinito, seja um mahometano, ou um guebro, um budhista ou brahmanista.

Convocando os homens que crêem para uma formidavel acção social de promoção dos destinos humanos.

O Integralismo não faz distincções sectarias e nisto vibra unissono  com o alto pensamento do Chefe da Igreja, no ponto que tão claramente expõe na Encyclica “Caritate Chisti Compulsi” e que é o seguinte:
“Nós suplicamos pelo Senhos, tanto os individuos como as nações, a deporem deante de taes problemas e em tempo de lutas tão encarniçadas de tanta importancia para os homens, aquelle individualismo mesquinho e egoismo baixo que cega mesmo as intelligencias mais perspicazes e torna estereis até as mais nobres iniciativas, por pouco que ellas saiam dos limites do acanhadíssimo circulo de pequenos e particulares interesses; que se unam todos mesmo com graves sacrificios, para salvar a si proprios e toda a humanidade.
“Em tal união de almas e de forças devem naturalmente estar em primeiro logar aqueles que se gloriam do nome de christão que tem a tradição gloriosa dos tempos apostólicos, quando ‘a multidão dos crentes formava um só coração e uma só alma’ (Act. IV, 32); para isto concorram tambem, com lealdade, todos os outros, que ainda admitem um Deus e O adoram, a fim de afastar da humanidade o grande perigo que a todos ameaça.
“Com efeito, o acreditar em Deus é o fundamento inabalavel de toda responsabilidade sobre a terra, e, por isso, todos aquelles que não querem a anarchia, e o terror devem energicamente se esforçar para que os inimigos da religião não consigam o fim por eles proclamado tão abertamente.” (“Caritate Christi Compulsi”)
Carta Encyclica de Pio XI – Versão do Padre dr. Felicio Magaldi. Typ. Do Patronato Real Grandeza. Rio 1932).

Transcrito de “A Offensiva” numero 2 de 24 – 5 – 1934.
___________
O Integralismo em Poucas Palavras. Fortaleza: Secretaria Municipal de Propaganda da Ação Integralista Brasileira, 1936. Transcrito da página 83.

Mantida a ortografia do original.

Nenhum comentário: